31 dezembro, 2011

Não desejo honra para o seu 2012

Por Ruy Cavalcante

Não pude deixar de observar, nos dias que antecedem a virada para o ano novo, os votos deixados por muitos irmãos nas diversas redes sociais espalhadas pela grande rede.

Como sempre, desejos de prosperidade, dupla honra, vitória e conquista permeiam nossos sonhos para 2012. Como sempre, nós estamos em primeiro lugar.

Eu sinceramente não consigo harmonizar essa busca desenfreada por vitórias pessoais com o Evangelho de Cristo, não consigo entender qual a necessidade de tanta honra, ou para que ser honrado por homens quando o assunto é cristianismo. Isso se parece muito com algo que Jesus criticou:

Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos”. (Mt 23:5-8)

Eram os fariseus que buscavam honra, eram eles que faziam extrema questão de serem vistos por “cabeça”. Aliás, quanta ignorância nossa achar que a promessa de que “O Senhor te porá por cabeça e não por cauda” se referia a nossa vida em plena graça, ainda nesta terra.

A verdade é que nossos votos para o ano que chega, se é que queremos viver um cristianismo verdadeiro, deveriam ser o de alcançarmos o status de servos verdadeiros, pequenos diante dos homens, porém, grandes e honrados diante de Deus. É isso que Jesus espera dos seus discípulos, conforme vemos no desenrolar de seu discurso:

Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado”. (Mt 23:11-12)

Além disso, de acordo com o caráter cristão que encontramos tão densamente descrito na Palavra de Deus, deveriamos estar buscando, antes de qualquer coisa, o benefício para as pessoas próximas a nós, pois de nós quem cuida é o Senhor.

Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem”. (1Co 10:24)

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem”. (Sl 127:2)

Posto isso, meu desejo para sua vida não é que sejas honrado ou alcance vitória financeira, mas que tenha um encontro real com Jesus e seu Evangelho a ponto de ser totalmente transformado por Ele, pronto para suportar o que for por amor desse Cristo e sabedor que nem mesmo a morte pode tirar-lhe a vitória de ter Jesus consigo.

Quanto às bençãos de Deus, não se preocupe, ame-o apenas e seja obediente que o mais Ele fará.

Ah, e por favor, se quiser realmente prosperar, trabalhe, assim Jesus também vai te abençoar.

Feliz ano novo. :)



3 comentários:

  1. olha , ficou ótimo sim seu texto, se me permite quero falar de uma questão q me tocou enquanto eu lia..as pessoas deveriam desejar uns aos outros que eles sejam obedientes a palavra..sabe.em vez de eu dizer"que tudo de bom aconteça, q vc realize seus sonhos ,tenha muita saude, seus negocios cresçam,sua familia ,trabalho..enfim ..isso deveria ser "compactado" a uma unica frase "desejo que vc ande em obediencia sincera com a palavra do senhor"...porque quando obedecemos estamos atraindo o melhor de Deus pra nossa vida...e outra coisa os caminhos do senhor são diferentes dos nossos..talvez algo q consideramos q é uma sorte na vdd é destruiçao na vida do outro irmão diante da visão do senhor..!o desejo do senhor é q todos andem nos seus caminhos,sendo verdadeiros servos,não dando lugar a carne , mas frutificando em toda a boa obra..realmente existe muita hipocrisia da parte de alguns cristãos..pq até em desejar coisas boas aos irmãos temos q dizer em temor e adequadamente a palavra do senhor Deus!

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo tudo que vc falou maninha, perfeita sua visão.. :))

    Sendo assim, desejo com percorra os caminhos retos do Senhor em 2012.

    Paz!

    ResponderExcluir
  3. Eita Ruy, ninguém quer desejar a CRUZ DE CRISTO para 2012...kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Somente comentários ofensivos serão moderados. Discordar de mim não é pecado, então discorde à vontade.